sábado, 8 de outubro de 2016

MORRE NARRADOR ROBERTO BRAUNER


Mais um grande profissional de quem fui colega sai d
e cena. Morreu, na sexta-feira, aos 64 anos, o narrador esportivo Roberto Brauner. Carlos Roberto de Freitas Brauner nasceu em 7 de novembro de 1951, em Pelotas, onde começou sua carreira com apenas 11 anos de idade, na Rádio Difusora daquela cidade.
   Em 1978, Brauner se transferiu para a Rádio Gaúcha, onde ficou durante 20 anos. Brauner cobriu as copas de 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998 e 2002. Trabalhou também na Pampa até 2007 quando foi fechado o departamento de esportes dessa emissora. Também atuou na Rádio Bandeirantes, na Sport TV e na Eldorado, de Criciuma (SC).
 Brauner não narrava apenas futebol. Esteve presente ao Mundial da Alemanha de Fórmula 1em 1991 quando Airton Senna foi campeão e narrou também basquete (1994), Olimpíada  e vôlei (1995) e Olímpiada de 1996, em Atlanta (EUA).



Em 1983, Roberto Brauner, na época narrador da Rádio Gaúcha, e Élio Fagundes, da Guaíba, acompanharam uma excursão do Internacional durante 30 dias entre os meses de maio e junho, pela América Central e Colômbia. Élio havia sido convidado pelo clube, atendendo a uma norma do Conselho Nacional de Desportos (CND) e a Gaúcha enviou Brauner. Na volta, entrevistei os dois e coloquei uma página no Microfone. Não me preocupei com os resultados dos jogos, mas com as belas histórias que os dois narradores contaram durante a visita àqueles países tão diferentes entre si, principalmente El Salvador, Honduras e Guatemala, tensos pela violência política































Fontes
Site de Felipe Vieira,
jornal Zero Hora e
Microfone, o Jornal do Rádio


domingo, 21 de agosto de 2016

MORRE CABOCLÃO,MURICI, LOCUTOR DA RÁDIO ALEGRIA

Manhãs da Rádio Alegria perdem Caboclão Murici

Morreu no sábado (20\8), o radialista Caboclão Murici, da Rádio Alegria. Dirceu Cardoso da Silveira, que havia completado 71 anos no dia 16 de agosto, sentiu-se mal no sítio onde morava, no bairro Campo de Brasina, na cidade de Araricá, no Vale do Sinos, e foi socorrido por uma filha que chamou uma equipe do posto de saúde. Apesar do esforço médico, Caboclão Murici morreu a caminho do hospital.
 Caboclão apresentava os programas Acordando com Alegria e Clássicos da Alegria, divulgando cantores e músicas sertanejas. De acordo com o Jornal NH, a emissora, que é captada no 97.9 da FM, emitiu um comunicado:
- A Rádio Alegria e seus milhares de ouvintes estão com o coração partido com a perda do Murici. Uma perda irreparável. São 26 ano, todos os dias das 4h às 7h da manhã, sem nunca ter tido um atraso, uma falta, sem nunca ter tirado férias. A vida dele era a rádio e seus ouvintes. Um pouco da vida da Rádio Alegria morre hoje junto com o Murici."
 Um dos bordões do comunicador era "Então tá tudo certinho, tudo combinado", relembrou o diretor da emissora, Guilherme Ody, acrescentando:
- Isso ele não tinha combinado com a gente. Hoje a família Rádio Alegria está triste.
  Até o final da semana, não havia informações sobre as causas da morte do apresentador de músicas sertanejas.
   

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

NARRADOR MÁRIO LIMA DEIXA A RÁDIO GUAÍBA

Em seu perfil, no Facebook, Lima informa sobre a sua saída da emissora:

 "Como já está na Rede há algumas horas, quero me reportar a todos que me dão a honra da companhia que oficialmente deixei a Rádio Guaíba na data de hoje. Tenho o sentimento do dever cumprido em ter servido à imensidão de ouvintes desta que é uma das maiores emissoras do país. Fui comunicado pela direção local (Sr Luciano) que esta era uma decisão de São Paulo face a, segundo eles, queda de faturamento. De minha parte, eu já estava pensando em procurar outros caminhos mesmo tendo uma grande admiração pelas guaibeiras e guaibeiras de todo o país. Então, só me resta agradecer aos ouvintes pelo carinho da audiência, aos colegas que passaram e aos que continuam pela parceria. Gde abraço a todos".


  Mário  Antônio Lima nasceu em Arroio do Tigre em 14 de maio de 1951. Foi jogador profissional de futebol dos 16 aos 23 anos. Nesse período, quando foi jogar no Iguaçu do Paraná, acabou se lesionando antes da estreia e, por isso, ficava dando entrevistas. Foi então convidado para participar da transmissão de jogos estudantis da cidade. Ele conhecia bem os esportes, como futebol, basquete e vôlei. Logo começou a narrar ao invés de apenas comentar. Para ele, ter jogado como quarto zagueiro o ajudou como narrador esportivo, porque ele tinha uma visão ampla do jogo.
Mário gostava de futebol, mas sempre sonhou ser radialista


 Ele estava estava na equipe da Rádio Guaíba desde 2010. No final de 2014, o narrador se afastou para cuidar de um acidente vascular cerebral. Ele se recuperou totalmente e retornou às suas atividades de narrador. Nos últimos tempos, viajava a serviço da emissora para transmitir jogos da dupla Gre-Nal.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

PARTICIPANTE DO SALA DE REDAÇÃO SOFRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Integrante do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, 65 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral na madrugada de sábado e foi internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento. Conforme o Site Coletiva, ele estava reagindo bem nesta segunda-feira. Cacalo é também colunista do jornal Diário Gaúcho desde a fundação em 2000 e identificado com o Grêmio, onde ocupou o cargo de presidente. Enquanto estiver afastado, será substituído pelo jornalista José Augusto Barros, que atua também como repórter de música e é responsável pela seção Estrelas da Periferia
     
Cacalo já está em casa
 Alta
 
No sábado, 6 de agosto, Luiz Carlos Silveira Martins teve alta do Hospital Moinhos de Vento e foi para a sua residência. De acordo com a família, o comunicador agora fará sessões de fisioterapia para recuperar totalmente os movimentos do lado direito do corpo que foram prejudicados pela ação do AVC. O estado de saúde de Cacalo requer os naturais cuidados para casos desse tipo e ainda não há uma previsão para o retorno às suas atividades como advogado, à sua coluna de esportes no Diário Gaúcho e ao programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha.


COMENTÁRIO DO MEU AMIGO GILBERTO JASPER NO FACEBOOK

Rodando pela BR 386 por quase duas horas, nesta tarde ensolarada de domingo, zapeei elas FMs sem parar. Resultado: existem apenas três tipos de música: sertaneja  - em primeiríssimo lugar! -, samba-pagode e religiosa. A exceção são as poucas que veículam notícias, como Gaúcha e Band. Sem julgar gostos, acharia mais saudável - inclusive para a cultura musical - dispor de uma maior diversidade. Não desconheço que o importante é tocar "o que vende" para a audiência. Acho, porém, que uma concessão pública deveria contribuir com o enriquecimento musical dos ouvintes. Uma semana boa... com calor, chuva, frio. Diversidade é isso!


Gilberto Jasper é jornalista, natural de Arroio do Meio - RS, consultor de comunicação

sábado, 23 de julho de 2016

MICROFONE, O JORNAL DO RÁDIO, QUE CIRCULOU POR CINCO VEZES EM 1983-1984

Em 1983, as emissoras de rádio que apareciam no dial a partir de Porto Alegre eram essas da foto do cabeçalho do jornal Microfone, o Jornal do Rádio, editado por este que vos escreve. Era uma maneira de orientar os leitores/ouvintes a partir da frequência tanto na amplitude modulada - AM - quanto na frequência modulada. 
    Atualmente, também a partir de Porto Alegre, as emissoras de rádio que aparecem no meu celular são as seguintes, apenas na FM.

87.9 - Nova Visão
89.3 - Antena 1
90.3 - Felicidade Gospel
92.1 - Farroupilha
92.9 - Alegria
93.7 - Gaúcha
94.3 - Atlântida
94.9 - Band
95.9 - Gre-Nal
96.7 - Caiçara
97.5 - Eldorado
98.3 - Continental
99.3 - Band News
99.9 - Novo Tempo
100.5 - Universal
101.3 - Guaíba
102.3 - Ipanema
104.1 - Rádio 104
104.9 - Princesa
105.3 - União
105.9 - ??
106.3 - Aliança
107.1 - Mix
107.7 - FM Cultura


   Na sequência, daremos mais detalhes sobre essas emissoras, como a quem pertencem, como são suas programações e quem são os profissionais que nelas trabalham.

Informações podem ser repassadas para o e-mail plinioopnunes@yahoo.com.br ou pelo Facebook para Plínio Nunes.
A
Em 1983, essas eram as rádios em AM e FM que existiam no dial do rádio a partir de Porto Alegre


Edição nº 1 com o saudoso Pinguinho



sexta-feira, 17 de junho de 2016

EM ALGUMAS RÁDIOS É FUTEBOL DE MANHÃ À NOITE

                                
O saudoso chargista Ronaldo Wastermann, com quem tive o prazer se trabalhar na extinta Folha da Manhã , jornal que pertencia à empresa Caldas Junior, foi-se para a redação celestial muito cedo.
 Esta joia de charge é de 1983 e permanece atual até os tempos de agora.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

REPÓRTER VOLTAIRE PORTO CONDUZ O ALERTA GERAL

 A partir desta segunda-feira, o repórter Voltaire Porto inicia o programa Cidade Alerta - RS. O programa, na TV Record, tem o mesmo formato do Cidade Aler4ta realizado em São Paulo e conduzido pelo jornalista Marcelo Rezende. O fogo do programa serão notícias de cunho policial, problemas no trânsito, manifestações e protestos.
A apresentação do programa regional do Cidade Alerta será ao vivo e de segundas a sextas, a partir das 28h.


     Voltaire Porto está no Grupo Record desde 2007 e ultimamente atua como repórter da Rádio Guaíba e substituto de Alexandre Motta no Programa Balanço Geral. Em seu currículo, há passagens pela TVE e TV Cultura, TV e Rádio Pampa, além de Ulbra TV.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

CADA COMENTÁRIO

Futebol é engraçado. Após a derrota do Grêmio por 1 a 0, na Arena, ouvi na televisão um comentário:
- 0 que atrapalhou o Grêmio foi a postura do Rosário.
  Tá bom. Só esqueceram de dizer que a bola também  atrapalhou.

terça-feira, 19 de abril de 2016

SAUDADES DO TEMPO DA RÁDIO CONTINENTAL 1.120

Se a emissora existisse ainda hoje, com o mesmo estilo daquela época, as vinhetas certamente seriam assim:

Na Porto Alegre das obras intermináveis: 13 e 14.


Na Porto Alegre do laguinho seco e sujo no Largo dos Açorianos, 13 e 18.


Na Porto Alegre dos cantores da Rua da Praia, 15 e 30.


Na Porto Alegre dos assaltos na Praça da Alfândega, 17 e 45


Na Porto Alegre dos carrinhos roubados de supermercados espalhados nas ruas, vinte e 50.

Na Porto Alegre da falta de capina nas ruas, 20:51.

domingo, 13 de março de 2016

DICA PARA QUEM QUER TER CONHECIMENTOS E SE ATUALIZAR SOBRE RÁDIO

Quem é vidrado em rádio e quer conhecer tudo sobre esse meio de comunicação, a dica é acessar, pelo google, o nome do Luiz Arthur Ferrareto. Ele foi repórter da Rádio Gaúcha, é professor, autor de livros e sabe tudo sobre o tema.

DICA PARA QUEM QUER TER CONHECIMENTOS E SE ATUALIZAR SOBRE RÁDIO

Quem é vidrado em rádio e quer conhecer tudo sobre esse meio de comunicação, a dica é acessar, pelo google, o nome do Luiz Arthur Ferrareto. Ele foi repórter da Rádio Gaúcha, é professor, autor de livros e sabe tudo sobre o tema.

quinta-feira, 10 de março de 2016

O SOM PARA OS MEUS OUVIDOS

Tudo é uma questão de gosto. Mas duas emissoras que ouço são a Itapema e a Cultura FM. Na Cultura, tem uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro, a do locutor Egon Bueno.