segunda-feira, 25 de julho de 2016

PARTICIPANTE DO SALA DE REDAÇÃO SOFRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Integrante do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, 65 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral na madrugada de sábado e foi internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento. Conforme o Site Coletiva, ele estava reagindo bem nesta segunda-feira. Cacalo é também colunista do jornal Diário Gaúcho desde a fundação em 2000 e identificado com o Grêmio, onde ocupou o cargo de presidente. Enquanto estiver afastado, será substituído pelo jornalista José Augusto Barros, que atua também como repórter de música e é responsável pela seção Estrelas da Periferia
     
Cacalo já está em casa
 Alta
 
No sábado, 6 de agosto, Luiz Carlos Silveira Martins teve alta do Hospital Moinhos de Vento e foi para a sua residência. De acordo com a família, o comunicador agora fará sessões de fisioterapia para recuperar totalmente os movimentos do lado direito do corpo que foram prejudicados pela ação do AVC. O estado de saúde de Cacalo requer os naturais cuidados para casos desse tipo e ainda não há uma previsão para o retorno às suas atividades como advogado, à sua coluna de esportes no Diário Gaúcho e ao programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha.


COMENTÁRIO DO MEU AMIGO GILBERTO JASPER NO FACEBOOK

Rodando pela BR 386 por quase duas horas, nesta tarde ensolarada de domingo, zapeei elas FMs sem parar. Resultado: existem apenas três tipos de música: sertaneja  - em primeiríssimo lugar! -, samba-pagode e religiosa. A exceção são as poucas que veículam notícias, como Gaúcha e Band. Sem julgar gostos, acharia mais saudável - inclusive para a cultura musical - dispor de uma maior diversidade. Não desconheço que o importante é tocar "o que vende" para a audiência. Acho, porém, que uma concessão pública deveria contribuir com o enriquecimento musical dos ouvintes. Uma semana boa... com calor, chuva, frio. Diversidade é isso!


Gilberto Jasper é jornalista, natural de Arroio do Meio - RS, consultor de comunicação

sábado, 23 de julho de 2016

MICROFONE, O JORNAL DO RÁDIO, QUE CIRCULOU POR CINCO VEZES EM 1983-1984

Em 1983, as emissoras de rádio que apareciam no dial a partir de Porto Alegre eram essas da foto do cabeçalho do jornal Microfone, o Jornal do Rádio, editado por este que vos escreve. Era uma maneira de orientar os leitores/ouvintes a partir da frequência tanto na amplitude modulada - AM - quanto na frequência modulada. 
    Atualmente, também a partir de Porto Alegre, as emissoras de rádio que aparecem no meu celular são as seguintes, apenas na FM.

87.9 - Nova Visão
89.3 - Antena 1
90.3 - Felicidade Gospel
92.1 - Farroupilha
92.9 - Alegria
93.7 - Gaúcha
94.3 - Atlântida
94.9 - Band
95.9 - Gre-Nal
96.7 - Caiçara
97.5 - Eldorado
98.3 - Continental
99.3 - Band News
99.9 - Novo Tempo
100.5 - Universal
101.3 - Guaíba
102.3 - Ipanema
104.1 - Rádio 104
104.9 - Princesa
105.3 - União
105.9 - ??
106.3 - Aliança
107.1 - Mix
107.7 - FM Cultura


   Na sequência, daremos mais detalhes sobre essas emissoras, como a quem pertencem, como são suas programações e quem são os profissionais que nelas trabalham.

Informações podem ser repassadas para o e-mail plinioopnunes@yahoo.com.br ou pelo Facebook para Plínio Nunes.
A
Em 1983, essas eram as rádios em AM e FM que existiam no dial do rádio a partir de Porto Alegre


Edição nº 1 com o saudoso Pinguinho