quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MORRE O CANTOR E COMPOSITOR ERACI ROCHA

Eraci Rochga
Morreu hoje, em Porto Alegre, aos 69 anos, o cantor nativista Eraci Rocha. O músico natural de Taquari (RS), vinha tendo problemas sérios de saúde e faleceu devido à múltipla falência de órgãos. Há mais de um ano, Eraci Rocha fez transplante de rim e amputou as pernas por causa do diabetes. 
O cantor fez sucesso com participações em festivais.  Fez parte da Coxilha Nativista, Cruz Alta; Califórnia da Canção Nativa, Uruguaiana; e Festival da Música Crioula, Santiago entre outros. O artista gravou mais de 300 músicas e conseguiu sucessos como “Vento Norte”, “Quando se Apaga o Candeeiro” e “Nas Varandas”. 
Foi presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, em 1999. Ele será sepultado em Taquari e deixa três filhos.

Com informações do Correio do Povo e do site do jornalista Felipe Vieira. 

domingo, 8 de outubro de 2017

O QUE SIGNIFICA "RIPA NA CHULIPA", BORDÃO DO GRANDE NARRADOR DE FUTEBOL OSMAR SANTOS

Osmar Santos
Uma das coisas mais interessantes nas narrações de futebol são os bordões usados pelos narradores. Alguns são extremamente criativos e encerram ideias incríveis que, se forem analisadas, dariam um livro. Outros bordões surgem da cultura do radialista e é repetido por ouvintes embora não tenham ideia do que a frase significa. É o caso do "É ripa na chulipa", utilizada por um dos maiores narradores do país, Osmar Santos, a quem um acidente impediu de seguir narrando jogos.
   Um livro antigo que encontrei em uma empresa na qual trabalhei me chamou a atenção para o significado da palavra "chulipa": na nomenclatura da Viação Férrea, é a travessa de madeira ou ferro que serve para manter fixos os trilhos do trem. É chamada também de "dormentes". Quando os trabalhadores terminavam o serviço na construção da linha, gritavam: É ripa na chulipa", que significava o fim de um trabalho bem feito. Isso passou a ser um ditado no interior de São Paulo. de onde Osmar Santos tirou para criar o bordão "ripa na chulipa" designando a feitura de um gol.

                                     O Locutor das Diretas

Osmar Aparecido dos Santos nasceu em Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, no dia 28 de j7ulho de 1949, filho de Romeu Santos e Clarice Santos. Aos 14 anos, Osmar começou sua carreira na Rádio Clube, de Osvaldo Cruz e, em seguida, passou a trabalhar na Rádio Dirceu, de Marília. Trabalhou também nas rádios Jovem Pan, Record e Globo. Trabalhou ainda nas redes de televisão Globo, Record e Manchete. Narrou a Copa de 1966 pela TV Globo e a de 1990 pela TV Manchete. Além de ter sido um dos melhores narradores de futebol, apresentou também o programa de variedades Balancê. 
  Chamado por amigos, jogadores e torcedores pelo apelido de "O Pai da Matéria, Osmar Santos também se notabilizou como o Locutor das Diretas, em 1984. Recebeu inúmeras ofertas para se candidatar a cargos políticos, mas nunca aceitou. É formado em Educação Física, Administração e Direito.

   Além de "Ripa na Chulipa", criou uma série de outros bordões que também ficaram famosos como "Pimba na Gorduchinha", "Um pra lá, dois pra cá, é fogo no boné do guarda",  "Parou por quê, por que parou? "Vai garotinho, porque o placar não é seu". Tiroliro lá, tiroliroli". Também foi  Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", ao se referir ao jogador Edmundo, que acabou aceitando o apelido.
  Acidente interrompeu a carreira

   Em  24 de dezembro de 1994, sofreu um grade acidente, quando viajava de Marília para a cidade de Lins, também no interior de São Paulo. Atingido por um caminhão dirigido por um motorista alcoolizado, Osmar teve sérias sequelas devido aos danos cerebrais sofridos. Teve a fala comprometida, o que o impediu de continuar narrando jogos de futebol. Com movimentos feitos apenas com a mão esquerda, o ex-narrador virou pintor, frequentou galerias e ateliês, criou várias obras e participa de vários eventos.




sexta-feira, 29 de setembro de 2017

MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO GUAÍBA

A partir de segunda-feira, 2 de outubro, o agronegócio ganha mais espanho na Guaíba. Conforme o gerente de jornalismo, Nando Gross, o tradicional programa Guaíba Correio Rural, que vai ao ar aos sábados das 8h30min, passará a ter uma edição diária, das 5h às 5h30min, com apresentação do jornalista Lucas Rivas. Com a mudança, o programa Bom Dia, comandado por Rogério Mendelski, trocará de horário, começando meia hora mais tarde, na sequência do Rural, às 5h30min.
 De acordo com Gross, a ideia de mudança vinha sendo examinada havia bastante tempo e se fortaleceu logo após o sucesso e a grande repercussão da cobertura feita pela Rádio Guaíba da Expointer mais recente. 

MORRE JORNALISTA WIANEY CARLET


O jornalista Wianey Carlet, morreu hoje, sexta-feira, no Hospital São Francisco da Santa Casa, onde havia sido internado na noite de ontem (quinta-feira). O jornalista foi submetido a uma cirurgia vascular nas pernas, mas acabou sofrendo um infarto. Com 68 anos, João Wianey Carlet, natural de Três Passos, sofria de diabetes e de cardiopatia havia alguns anos, conforme informou o site Coletiva.Net.
  Em julho deste ano, Wianey saiu do Grupo RBS depois de 22 anos de carreira, em que foi comentarista esportivo da Rádio Gaúcha, participante do programa Sala de Redação e apresentador de programa e também
colunista de Zero Hora. No dia 4 de setembro, ele começou a trabalhar na Rádio Band, integrando a equipe do programa Toque de Bola, no horário das 12h30min. Além da RBS, Wianey trabalhou nas rádios Sideral, de Getúlio Vargas, Erechim, Difusora (atual Rádio Bandeirantes), Sucesso e Guaíba e no Correio do Povo, onde foi colunista.
   



segunda-feira, 18 de setembro de 2017

RÁDIO MICROFONE APRESENTA OS INTEGRANTES DA NOSSA CADEIA ESPORTIVA NO RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre tem cinco emissoras de rádio que transmitem futebol. Suas narrações se espalham por todo o Rio Grande do Sul e se espraia por vários estados do Brasil. São as chamadas cadeias de emissoras. Algumas das rádios têm um número enorme de retransmissoras. Alguns nomes das rádios e das cidades nas quais elas estão localizadas são muito engraçadas. Foi pensando nisso, que meu amigo Luiz Gonzaga Lopes e os amigos deles Luiz Dario Maia e Jeferson Assumção criaram uma cadeia de rádio fictícia. São nomes de emissoras ficctícias para cidades verdadeiras. Resolvi copiar também o estilo, mas, ao contrário deles, fixei-me apenas no Rio Grande do Sul.
  E atenção, ouvintes, para o toque de cinco segundos para a relação das rádios que integram a cadeia de emissoras da super Rádio Microfone:

Rádio Anunciação, de São Gabriel
Rádio Acento de Agudo (Colaboração de Luiz Gonzaga Lopes)
Rádio Cemitério, de Cruz Alta
Rádio Rosário, de Santa Maria
Rádio Contas, de Rosário (do Sul)
Rádio Aparador, de Gramado
Rádio Chá, de Canela
Rádio Chá, de Cidreira
Rádio Chá, de Alecrim
Rádio Erva de Cidreira
Rádio Giz, de Magistério
Rádio Remos, de Canoas
Rádio Pescador, de Carazinho
Rádio Pescador, de Muçum
Rádio Quedas D'Água, de Cachoeira (do Sul)
Rádio Quedinha D'Água, de Cachoeirinha
Rádio Correnteza, de Riozinho
Rádio Cardume, de Riozinho (participação de Amauri Knevitz)
Rádio Pequeno Sino, de Igrejinha
Rádio Bom Sono, de Travesseiro
Rádio Madrugadora, de Alvorada
Rádio Ouro, de Eldorado(do Sul)
Rádio Fechadura, de Portão
Rádio Bola, de Cristal
Rádio Curaçau, de Curumim e Arroio do Sal
Rádio Vara, de Taquara
Rádio Balsa, de Passo Fundo
Rádio Pouco Sexo, de Humaitá


segunda-feira, 4 de setembro de 2017

MARCO ANTONIO PEREIRA ASSUME A NARRAÇÃO NA GRE-NAL

Narrador Marco Antônio Pereira, demitido pela Rádio Guaíba há um mês, está agora na Rádio Gre-Nal, do Grupo Pampa de Comunicações. Sua primeira participação da nova casa deverá acontecer nesta terça-feira, no programa Dupla em Debate, no horário do meio-dia às 14h. Marcão, como é chamado no mundo do futebol, será o apresentador do programa que tem a participação de Ben Hur Marchiori, Kenny Braga, Pato Moure, Xicão Tofani e Júlio Lemos. 






sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ALEX BAGÉ ESTREANDO NA BANDEIRANTES

Alex Bagé estreia na Bandeirantes no próximo 4 de setembro. A informação foi confirmada ontem pelo diretor-geral da Rádio Bandeirantes, Sérgio Cóssio, em entrevista ao site Coletiva.Net. Além de Alex Bagé, ingressam também na Rádio Bandeirantes, Éverton Cunha, o Mister Pi, e Fernanda Zaffari. Mister Pi, que saiu neste ano da RBS, onde estava na Rádio Farroupilha, vai fazer porte do programa Band Esporte Show, de segunda a sexta-feira às 17h30min.
 Fernanda Zaffari, com passagens pela Zero Hora, participará da Band diretamente de Londres.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MUDANÇAS NO RÁDIO ESPORTIVO - ALEX BAGÉ DEIXA A GRE-NAL

O apresentador Alex Bagé acertou hoje à tarde a sua saída da Rádio Gre-Nal, após quatro anos. Conforme fontes do meio esportivo, Alex Bagé está ingressando na Rádio Bandeirantes. Além de outros lugares, Alex Bagé passou também pela Rádio Guaíba antes de se transferir para a Gre-Nal, a emissora que está 24h no ar com futebol. Mais informações com Microfone, o Jornal do Rádio e da Televisão - www.devoltaaoradio.blogspot.com.br .

En sua página, "Alex Bagé", no Facebook, o radialista se despediu do público que o acompanhava na Gre-Nal e que certamente o seguirá na Bandeirantes:

"Hoje foi minha despedida da Rádio GreNal. Foram 4 anos de muita dedicação e trabalho. Aproveito para agradecer todos os funcionários, desde o pessoal da recepção até meus colegas de microfone. Sem esquecer da direção que me possibilitou a oportunidade de desenvolver meu trabalho. Obrigado aos meus fiéis ouvintes que sempre me acompanharam e espero que sigam me acompanhando."

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

COMENTÁRIO DE QUEM ENTENDE MUITO DE RÁDIO

Do Facebook do meu amigo Luiz Arthur Ferraretto*


Força feminina no rádio

Não se trata de negar o machismo inerente à sociedade brasileira, mas não deixa de ser importante que, neste momento, uma mulher esteja conduzindo o mais ouvido programa da emissora líder de audiência na Grande Porto Alegre. Kelly Matos comanda o Gaúcha Atualidade no lugar de Daniel Scola. Junto, estão, como de hábito, Carolina Bahia e Rosane de Oliveira, profissionais de jornalismo altamente influentes na área política. 
Na mais tradicional concorrente da Gaúcha, a Guaíba, quem ocupa este posto em termos de influência é também uma mulher, a jornalista Taline Oppitz. Reitero às patrulheiras e aos patrulheiros de plantão que isto não significa menosprezar problemas ainda existentes, mas se trata, sem dúvida, de um avanço importante.

* Luiz Arthur Ferraretto é professor do Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

domingo, 13 de agosto de 2017

VIAJAR DE MALA E CUIA

Criada há bastante tempo, quando começou a leva de gaúchos (jornalistas e atores principalmente) para São Paulo e Rio, a expressão "De mala e cuia", que significa viajar de muda, levando inclusive os apetrechos para tomar chimarrão, está sendo bastante utilizada recentemente. O problema é que o pessoal do centro do país nem sempre pega o sentido original da expressão. 
   Está estreando na TV Brasil nesta terça-feira, a série documental "De Mala e Cuia”. No programa, crianças viajam pelo Brasil e descobrem suas histórias e tradições ao lado dos avós migrantes. Na edição desta sexta-feira, uma avó e duas netas chegam a Itabaiana, em Sergipe.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

NARRADOR ZÉ ALDO PINHEIRO ESTÁ DE VOLTA Á RÁDIO GUAÍBA


José Aldo Pinheiro assume a vaga de narrador da Rádio Guaíba deixada pela saída de Marco Antônio Pereira na semana passa. Zé Aldo volta assim para a Guaíba após 22 anos. Sua reestreia deverá ocorrer na partida do Grêmio contra o Cruzeiro no Estádio da Arena, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. Além de desempenhar a função de narrador, Zé Aldo também apresentará o programa Repórter Esportivo, às 17h, na companhia de Cistiano Oliveira.
Zé Aldo, cujo nome de batismo é José Odoraldo Pinheiro, nasceu em 2 de maio de 1965 em Puerto Wanda, na província argentina de Misiones. Trabalhou anteriormente nas rádio Guaíba e Gaúcha, RBSTV e rádio Bandeirantes, antes de retornar para a  Guaíba. É também advogado, sócio da banca de advocacia Ferreira, Santos e Pinheiro. Para se somar à equipe de esportes da Guaíba, foi contratado também Luís Magno que atuava havia dois anos na rádio Caxias, de Caxias do Sul.
Em seu Facebook, Zé Aldo escreveu:

"Nesta chegada à Rádio Guaíba quero saudar seus ouvintes, agradecer de coração a Rede Bandeirantes, que fez comigo nos últimos 5 anos um processo de renascimento, e me assumir com os ouvintes Rádio Guaíba a dar uma respostar comprometida com a seriedade, com a lealdade aos nossos clubes, colocando no centro da meta o respeito aos ouvintes, o respeito a ética jornalística, a moral social e aos bons costumes da cidadania deste Estado. O meu pedido é: primeiro me ouçam, depois avaliem se vou ser merecedor de ter a companhias dos senhores e das senhoras. Eu humildemente tenho confiança que muitos irão se surpreender positivamente com o José Aldo Pinheiro que renasceu dentro da Rádio Bandeirantes nos últimos 5 anos. Agora estamos juntos! Agora somos Guaíba!"
O gerente-geral da Guaíba, Nando Gross, disse que ficou muito feliz com a chegada de Zé Aldo:
"Há muitos anos, está entre os mais importantes narradores do Estado, tem uma vasta experiência e é uma figura querida por todos. Com certeza, irá agregar muito e aumentar ainda mais a legião de guaibeiros”. Zé Aldo, que deixa a rádio Bandeirantes após cinco anos, falou ao portal Coletiva.Net que se sente feliz com o retorno à Guaíba e agradeceu o tempo que atuou no Grupo Bandeirantes.


Zé Aldo (E) é cumprimentado por Nando Gross

terça-feira, 8 de agosto de 2017

NARRADOR MARCO ANTONIO PEREIRA DEIXA A GUAÍBA

O narrador Marco Antônio Pereira já não integra mais a Rádio Guaíba, emissora que o contratou em novembro de 2015. O comunicador não deu detalhes sobre a sua saída, efetivada na última segunda-feira, afirmando apenas que a decisão foi tomada pela empresa do Grupo Record. Conforme o site Coletiva.Net, o gerente-geral de Jornalismo, Nando Gross informou que a saída do narrador esportivo foi definida em comum acordo dentre as duas partes. "O Marco foi parte importante no processo da Guaíba, e nós, da rádio, somos muito gratos a ele", afirmou o gerente da Guaiba ao site Coletiva.Net.
Marco Antonio Pereira

Marco Antônio estava em sua segunda passagem pela Rádio Guaíba. A primeira foi em 1986 quando participou, quatro anos depois, da sua primeira Copa do Mundo. Ao sair da emissora da Caldas Junior, passou a trabalhar na  Rádio Gaúcha, do Grupo RBS durante 24 anos.
Após voltar para a  Guaíba, o narrador ficou um ano e nove meses. Conforme o Coletiva, o novo narrador para a vaga de Marco Antônio deverá ser José Aldo Pinheiro, que atualmente está na Rádio Bandeirantes. 




Ap

domingo, 30 de julho de 2017

MORRE PLAUTO CRUZ, O GÊNIO DA FLAUTA

O flautista mais conhecido do Rio Grande do Sul e um dos maiores do país sepultado no sábado no Cemitério Jardim da Paz, ao som da música Carinhoso, de Pixinguinha. Paulo Cruz morreu na sexta-feira, aos 87 anos, em Porto Alegre, por complicações da doença de Parkinkson e de Alzheimer, que se acentuaram nos últimos dias. O músico estava internado desde a última quinta-feira.
 Ele já estava afastado dos shows há oito anos por causa dos problemas de saúde. Por causa disso, o flautista passou os últimos anos sob os cuidados da família.
 Nascido em 1929, em São Jerônimo, na Região Carbonífera do Estado, Paulo Cruz, era filho do também flautista José Alves da Cruz, de quem herdou o gosto e o talento pela flauta. Ele veio com a família para a Capital em 1944. Durante sua carreira, participou de mais de 40 discos e somente aos 69 ajnos gradou seu primeiro CD como compositor e solista. Antes, atuou com músicos como Lupicínio Rodrigues, Altemar Dutra, Ângela Maria, Silvio Caldas, Jessé Silva, Túlio Piva, Nelson Gonçalves e Kleiton e Kledir.
  Plauto Cruz era considerado como uma das maiores referências do choro no país.Reconhecido pela seu talento e pela influência na música do Rio Grande do Sul, em especial o choro, Paulo recebeu 60 condecorações, entre elas a medalha Simões Lopes Neto, concedida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 Viúvo, deixou os filhos Jairo, Marlene, Maria e Juliana, além de netos e bisnetos.









quinta-feira, 20 de julho de 2017

MORRE JORNALISTA PAULO SANTANA

Paulo Sant'Ana
Foi velado hoje na Arena do Grêmio e sepultado de frente para o Estádio Olímpico, no Cemitério João XXIII, o jornalista Paulo Sant'Ana, que morreu na noite de quarta-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Santana estava com 78 anos e morreu de insuficiência respiratória e infeção generalizada. Conforme boletim do hospital, o jornalista havia sido internado na manhã de quarta-feira já em situação bastante debilitada. Ele ficou internado por 12 horas na UTI do hospital e morreu às 22h10min.
   Francisco Paulo Sant'Ana nasceu em 15 de junho de 1939 na Rua João Alfredo, em Porto Alegre. Torcedor fanático do Grêmio, teve seu primeiro contato com os meios de comunicação ao ser convidado para o programa esportivo Conversa de Arquibancada, da  TV Piratini, retransmissora da TV Tupi no Rio Grande do Sul. Santana foi feirante e depois entrou para a Polícia Civil onde atuou como inspetor e delegado. No começo da década de 70 ingressou na Rádio Gaúcha para participar do programa Sala de Redação, organizado por Cândido Norberto. Em 1971, passou a escrever uma coluna sobre futebol no jornal Zero Hora. No ano seguinte, entrou para os quadros da  Rádio Gaúcha e passou a atuar também como colunista no Jornal do Almoço, da RBS TV. Foi também vereador de Porto Alegre. Santana deixa a mulher e três filhos. 

terça-feira, 27 de junho de 2017

RÁDIOFAM, DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PUCRS, COMEMORA 20 ANOS

A RadioFam, emissora on-line da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, está completando 20 anos de existência. Em comemoração, apresenta nesta quinta-feira, uma programação gratuita e aberta ao público. Além de contar a história da emissora, haverá também uma sessão de autógrafos e uma palestra sobre o rádio no século XXI. 
A Pró-Reitora Acadêmica Mágda Rodrigues da Cunha, e os professores Luiz Artur Ferraretto, Doris Fagundes Haussen, Juremir Machado da Silva e Luciano Klöckner autografarão livros que tratam sobre o rádio.
Em seguida, às 19h30min, Fernando Morgado faz uma palestra sobre as organizações, a gestão, os conteúdos e o modelo de negócios do rádio no século XXI. Toda a programação podera ser acompanhada on-line.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

LOCUTOR DA GAÚCHA DISPENSADO APÓS MAIS DE 36 ANOS DE CASA

A Rede Brasil Sul de Comunicação abriu mão de contar com um locutor com uma das vozes mais bonitas do rádio gaúcho. Domingos Martins foi desligado da Rádio Gaúcha nesta segunda-feira.  Domingues trabalhou na RBS durante 36 anos, seis meses e 19 dias, conforme o próprio locutor informou para o Microfone. Ainda sob o impacto da notícia, Domingos pediu para que se aguardasse o fechamento da sua rescisão, para então comentar sua saída. 
A informação de que domingos estava saindo da Gaúcha foi dada no Facebook pelo professor Luiz Artur Figueiredo, um especialista em rádio do Rio Grande do Sul.


"Prefiro não discutir decisões administrativas. A vida me ensinou a fazê-lo apenas raramente. No entanto, registro que vou sentir falta da voz de Domingos Martins na programação da Gaúcha. Saiu com ele parte da história da emissora. Sempre gostei muito do Domingos, profissional com a rara capacidade de auxiliar o pessoal em início de carreira, repassando a sua experiência no uso da voz. Foi o que fez com dezenas de jovens jornalistas e radialistas. Está saindo do Grupo RBS com a certeza de uma longa tarefa muito bem realizada.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

MANIA DE REVISOR

Ouvindo notícias de rádio, no início da tarde de ontem, 1º de junho, percebi que duas emissoras, ao informarem sobre o incêndio de Vacaria, referiram que não havia "vítimas fatais". Não sei quem foi o primeiro jornalista que inventou essa expressão. É que a palavra fatal significa que mata. Quem morre é só vítima, não é fatal. Calculo que confundem com acidente fatal, tiro fatal, mulher fatal (que mata no sentido figurado e romântico), termos todos corretos. 
Mas vítima nunca é fatal. Também ouvi mandado no lugar de mandato. O primeiro termo é o particípio passado do verbo mandar é designado para mandado de segurança, mandado de buscas, etc. O segundo, que era o caso da notícia e aparece nos noticiários com mais frequência, é mandato, é o tempo de duração de um cargo. 
    A ideia aqui não é desfazer dos colegas, a maioria realizando um belo trabalho; é apenas ajudar para que o erro não se repita nem se reproduza entre os milhares de ouvintes.


terça-feira, 23 de maio de 2017

RÁDIO PARA TODO TIPO DE GOSTO

  

POST EM CONSTRUÇÃO
Estamos com dificuldade de tempo para atualizar o post. Se você tem alguma informação que ajude, 
mande para o e-mail plinioopnunes@yahoo.com.br, que ficaremos muito agradecidos.


As emissoras
Aliança -  106.3 - Igreja Católica   www.alianca.fm.br
Antena 1 -  89.3   - Rede Antena 1  - www.antena1.com.br
Atlântida - .
  Bandeirantes - AM 640 e FM 90.9 - Grupo Bandeirantes de Comunicação  
Band News -  FM 99.3 - Grupo Bandeirantes de Comunicação
Caiçara - FM 97.6 AM 780 AM - Rede Pampa de Comunicação
Continental  - 98.3 - Rede Pampa de Comunicação
Cultura FM -  107.7 - Fundação Piratini - Governo do Estado do RS
Esperança -  390 AM - Programação Evangélica - 
Farroupilha - FM 92.1 AM 680 - RBS -
Gaúcha - 600khz AM e 93.7 FM) - Grupo RBS
Gre-Nal -  FM 95.9 Rede Pampa de Comunicação
Guaíba - FM 101.3 - AM 720 Grupo Record -
Itaí - AM 880 -  Emissora de programação evangélica, sede em Guaíba - Rede Aleluia - Igreja Universal do Reimo de Deus
Liberdade 99.7 -  Rede Pampa de Comunicação
Mix - 107.1 (Ex-PRBSop Rock desde 20/09/2013) - Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Pampa - 97.5Mhz -  AM 970 - Rede Pampa de Comunicação
Princesa  104.9  - Rede Pampa de Comunicação
Rádio Gaucha - 600Rural - 1120 - Grupo RBS
Rádio 104 Grupo RBS 


Na Internet Rádio Bem Boa - www.radiobemboa.com.br - De Gerson Pavinato. Programa O Amor Está no Ar.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTÍCIAS



GAÚCHA (A Fonte da Informação)

Gaúcha Hoje Primeira Edição (Antônio Carlos Macedo),
Gaúcha Hoje Segunda Edição
Corresponde Ipiranga (Rafael Colling e Arthur Chagas) - 8h - 12h50min - 18h50min -  20h -
Gaúcha Notícias
Notícia na Hora Certa - Nas  horaa cheias. Locutores: Nathalia Pithan,Matheus Ferraz, Pedro Quintana.









                       RÁDIO PAMPA - A Tribuna Livre do Rio Grande
                                    Pampa Bom Dia - 5h até 7h03


Rafael Marconi
Apresentação de Rafael Marconi com comentários de Armando Burd, de Flávio Pereira e Paulo Sérgio Pinto.

Pampa News - das 14h às 19h                                                                               Aos sábados, o programa é apresentado por Pedro Fonseca


Pampa Notícias    
   
Paula Cardoso

Vinícius Moura
Com Paula  Cardoso e Vinicius Moura













PAMPA NA NOITE
De segunda a sexta, a partir das 20h até a 1h, com apresentação de Paula Cardoso 
BAND NEWS
Em 20 minutos tudo pode mudar


RÁDIO GUAÍBA
Locução: Maria Luiza Benitez

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FUTEBOL
(Quatro
 emissoras transmitem jogos)

Rádio Gre-Nal 
(Programação de futebol nas 24 horas com transmissão de jogos da Dupla Gre-Nal

De segunda a sexta:
Gre-nal Bom Dia - das  5h às 16h 
Café com Futebol - Das 6h às 10
Futebol Alegria do Povo,  das 10 às 11h
Dupla em Debate,  das 10h às 13h
Contra-ataque -  das 14h às 19h
Futebol na Rede - das 19h às 20h
Grenal Futebol Clube - das 20h às 22h

De terça a sábado:
Conversa de Arquibancada - das 22h às 2h

Aos sábados:
No Mundo da Bola - Das 10h às 11h
Dupla de Sábado -    Das 11h às 13h
Tarde de Futebol -    Das 14h às 18h
Placar Grenal -         Das 20h às 22h
Futebol Show -          Das 22h às 2h

Aos domingos
Boteco Grenal...........Das 2h às 5h
Café com Futebol...Das 5h às 10h
Dupla em Revista: ...Das 10h às 12h
Toque Direto ............Das 12h às 14h
Esquentando o jogo..Das 14h às 16h
Debate Bola............... Das 21h30min às 23h
Futebol Show.............Das 23h às 2h


Narradores: Haroldo de Souza e Ângelo Afonso
Comentaristas: Calvin Correa
Repórteres: Felipe Kunrat
Plantão: Rogério Boelke

Rádio Gaúcha
De segunda a domingo
Esportes ao meio-dia 

Terça, quina, sexta-feira e sábado
Esporte e Cia.....   à 0h00

Aos domingos
Domingo Esporte Show - Às 9h30min 
Sala de domingo......................  Às 13h

Rádio Guaíba 
De segunda a sexta-feira
Ganhando o Jogo - Às 11h
Narradores: Orestes de Andrade, José Aldo Pinheiro e Luís Magno
Comentaristas: Nando Gross, Carlos Guimarães e Cristiano Oliveira
Repórteres: Cristiano Silva, Geison Lisboa, Rafael Pfeiffer, Bruno Rafazzolli, Laura Gross e Gabriel Alves, Felipe Nabinder,Samanta Klein,  Carlos Machado,
Plantões: Eurico Quadros e João Gabriel da Silva



 Rádio Bandeirantes
Aristóteles Junior, Dora Kramer



__________________________________________________________________________________________
MADRUGADA
Pampa                                                                                                                                                                              
                                                                                                                      Oberdã Pires










Caiçara
           
                                             
Oliveira Júnior
Da 1h da madrugada até as 6h, na Caiçara. Bate-papo, descontração e informação.

Gaúcha
De Segunda a sexta -
 Brasil na Madrugada - De 0h às 4h30min, com

Noite de domingo e madrugada de segunda
Bom Dia, Segunda-Feira

____________________________________________________

POLÍTICA

GUAÍBA
Adicionar legenda
                                                 Programa "Esfera Pública" - Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz -
De segunda a sexta, das 13h10min às 14h30min. Entrevistas com políticos.

BANDEIRANTES - Programa Rádio Livre - Diego Casagrande

GAÚCHA - Colunistas Rosane de Oliveira que participa do programa  Atualidades (de segunda a sexta),
______________________________________________________ ECONOMIA
GAÚCHA - Giane Guerra dentro do Gaúcha Hoje.
______________________________________________________
METEOROLOGIA 
GAÚCHA
Gaúcha Hoje (Cléo Kuhn)

GUAÍBA
Estael Sias
_____________________________________________________
MÚSICA

JAZZ
FM CULTURA -                     (Programa não está mais no ar. Governo está tentando vender a rádio e a TV Educativa)
Paulo Moreira
 Sessão Jazz, com Paulo Moreira, de segunda a sexta, às 20h. Esse programa vem sendo apresentado pelo Paulo Moreira há 16 anos. A história do jazz, suas tendências, entrevistas com músicos brasileiros, canjas ao vivo no estúdio da FM Cultura.  O melhor do gênero nos cenários brasileiro e internacional.  Entre outros lugares, Paulo Moreira trabalhou durante dez anos na Rádio Gaúcha. Foi crítico de música no jornal Correio do Povo e coordenação de programação da Rádio Unisinos FM. 




______________________________________________________
SAÚDE
Rádio PAMPA

Pampa Saúde - com o cardiologista Ênio Aguzzoli, às segundas-feiras,  da 0h às 5, com reprise no domingo à tarde.
_________________________________________________________________________________ RELIGIÃO
RÁDIO ALEGRIA - Católica
RÁDIO ESPERANÇA -  Programação Evangélica
RÁDIO ITAÍ - Programação Evangélica - Igreja Universal do Reino de Deus
__________________________________________________________________________________

CULTURA JUDAICA
Rádio Bandeirantes - A Hora Israelita - Aos domingos, da 8h às 10h. No ar desde 1946. Apresentadores Jacó, Halperin, Roberto Schotkis e Ghedale Saitovitch, Márcio Lapchik Chanin e Dani Laks.













quarta-feira, 17 de maio de 2017

PESQUISA DA REVISTA AMANHÃ COLOCA PEDRO ERNESTO COMO O NARRADOR MAIS LEMBRADO

Pedro Ernesto de Nardin
Pedro Ernesto de Nardin informa em sua conta no Facebook, que a pesquisa Top of de Mind, da Revista Amanhã, o coloca como o narrador esportivo mais lembrado do Rio Grande do Sul, mais uma vez. 
- É um orgulho repetir esta premiação já por muitos anos. Agradeço ao povo do Rio Grande do Sul - a minha terra, com orgulho de ser gaúcho - por esta distinção.

O narrador, de 67 anos, nascido em Porto Alegre em 1950, começou como narrador na Gaúcha em 1995, com a aposentadoria de Armindo Antônio Ranzolin. Além de narrar os jogos transmitidos pela emissora, é mediador do Programa Sala de Redação e escreve uma coluna, igualmente de esportes, no jornal Diário Gaúcho.  
No Facebook, Pedro Ernesto de Nardin fez outros agradecimentos:
   - Agradeço também aos seus colegas da Rádio Gaúcha, aos meus diretores, e, principalmente, aos milhares e milhares de ouvintes que nos prestigiam com sua sintonia. Sou um narrador que já esteve em dez Copas do Mundo, estou pronto para a décima primeira na Rússia. Enchi nestes 45 anos de trabalho sete passaportes com carimbos de países de todos os continentes. Sou um profissional realizado. E a Revista Amanhã me dá mais este troféu. Obrigado a todos.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

NA CAIÇARA, A MÚSICA NÃO PARA

Postagem no Facebook do meu amigo Luiz Arthur Ferraretto

Com Paulo Josué nas manhãs da Caiçara, a emissora da família Gadret registrou 74 mil ouvintes por minuto no seu pico de audiência das 9 às 10h. Sérgio Zambiasi segue afastado em tratamento de saúde. Das 6h às 19h, de segunda a sexta, a Caiçara só perde para a Farroupilha, a concorrente mais direta, das 6 às 8h. Nas manhãs do rádio popular em Porto Alegre, Paulo Josué, um dos mais competentes comunicadores deste segmento, está dando um banho e ganhando ouvintes. 
Conforme os dados da Kantar Ibope Media referentes ao trimestre fevereiro-março-abril, a rádio da Rede Pampa consolidou-se, portanto, à frente da emissora do Grupo RBS. Aliás, a Farroupilha pode, em seguida, quando o seu estúdio se transferir para a Erico Verissimo, mudar de nome e pender para um perfil mais juvenil, com o qual anda flertando já há algum tempo. Neste caso, talvez ocorra ainda mais migração de ouvintes para a Caiçara.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

DOCUMENTÁRIO RELEMBRA O CASO "O HOMEM ERRADO "

Hoje, às 20h, na Cinemateca Capitólio, na frente da praça Daltro Filho, no centro da Capital, será realizada a pré-estréia do documentário "O Caso do Homem Errado. O filme é dirigido por Camila de Moraes, filha do jornalista Paulo Ricardo de Moraes, participante do Movimento Negro no Rio Grande do Sul. Camila reside atualmente em Salvador (BA).

Daqui a pouco, às 18h, haverá uma manifestação no centro da Capital para denunciar a violência contra a população negra. O Homem Errado, que tomou emprestado o nome de outro filme importante, dirigido por Alfred Hitchcock, conta a história verídica do operário negro Júlio César de Melo Pinto, executado, aos 30 anos, por policiais militares no dia 14 de maio de 1987 no bairro Partenon. O documentário foi produzido por meio de contribuição coletiva.
O caso
Julio César estava em casa quando foi atraído pelo barulho de um assalto a um supermercado da Rua Guilherme Alves. Ao chegar ao local, sofreu um ataque epilético e caiu junto a um grupo que acompanhava a ação de policiais militares. Confundido com um dos bandidos, Julio César foi detido. Naquele momento, o repórter fotográfico Ronaldo Bernardi, fotografou o detido dentro da viatura.Ele não tinha marcas de tiros. Ao se dirigir para o HPS na companhia do repórter Darci Demetrio, Ronaldo fotografou, 37 minutos depois, no saguão do hospital, o corpo de Júlio César com marca de tiro no peito. A reportagem deu a Darci Demétrio um prêmio Esso, e o caso repercutiu nacional e mundialmente.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

GAFES MICROFÔNICAS

Noticiário da Rádio Pampa, a notícia em primeiro lugar, dava conta hoje à tarde, que uma mala contendo explosivos foi encontrada, segundo o repórter, na Rua Professora Paula Soares, no Bairro Jardim Itu Sabará, em Porto Alegre. Depois de tanto tempo, o professor Francisco de Paula Soares, que nasceu em 1825 e morreu em 1881, em Montevidéu, teve seu nome trocado para o feminino. 
   Não se sabe de onde a notícia foi tirada, mas a Rádio Gaúcha também havia se referido à professora Paula Soares mais ou menos duas horas antes.
 O professor Paula Soares, além de rua, é nome de uma importante escola situada no centro de Porto Alegre, na Rua Geral Auto, colada no Palácio Piratini. 
    

segunda-feira, 1 de maio de 2017

MORRE HOLMES AQUINO, UM EXEMPLO DE PROFISSIONAL E SER HUMANO

O funcionário até então mais antigo do Grupo RBS, o radialista Holmes Aquino morreu na sexta-feira, depois de 57 anos dedicados à empresa na área de equipamentos técnicos das emissoras de rádio do grupo, Holmes, com 88 anos, estava em casa na manhã da última sexta-feira (29), quando se sentiu mal e acabou falecendo. Seu sepultamento foi realizado neste domingo no cemitério João XIII.    
          Natural de Pinheiro Machado, Holmes Aquino nasceu em 6 de novembro de 1928 e começou sua carreira em um serviço de alto-falantes da cidade de Rio Grande. Nessa cidade, ele atuou na Rádio Cultura e mais tarde na Rádio Minuano. Em 1958, Holmes  transferiu-se para a Rádio Camaquense, de Camaquã. Foi então que ingressou na Rádio Gaúcha.Como técnico de externas, atuou em grandes coberturas internacionais, incluindo todas as Copas do Mundo, desde o mundial do Chile, em 1962. Participou das coberturas no México, Itália e Espanha, entre outras, transmitindo diretamente dos países sede do evento ou nos estúdios da emissora. Ao completar 50 anos de atividades na emissora do Grupo RBS, em 2010, recebeu homenagens dos colegas e da direção da empresa que colocou seu nome na Central Técnica da Empresa.
       Ao comentar sobre Holmes Aquino, o jornalista Claudio Moreto, ex-coordenador de Jornalismo da Rádio Gaúcha, recorda de uma célebre frase criada em momentos tensos: “Quando o problema técnico parecia insolúvel, se apelava para o Holmes e tudo se resolvia. Por isso, o slogan : Com Holmes Aquino não tem pepino.”  Moreto, exemplifica o “slogan” muito bem em outro post com uma história: “Lembro da epopeia da Eleição de 1982. O candidato Pedro Simon votou e foi para a casa de veraneio em Rainha do Mar. Naquela época, eram enormes as dificuldades de comunicação para qualquer parte do estado, especialmente para o litoral. Não havia telefone em Rainha do Mar. Foi quando Chicão Bisogno e Holmes Aquino tiveram a ideia de colocar uma antena no telhado de um hotel em Xangri La que recebia a onda de um radiotransmissor instalado numa unidade móvel da Gaúcha. E da antena o som ingressava numa linha telefônica fixa que chegava na Central Técnica da rádio em Porto Alegre. Foi através desta invenção do Holmes e do Chicão que o repórter Jalmo Fornari entrevistou o candidato Pedro Simon que admitiu a derrota muito antes do tempo devido." Holmes Aquino deixou a esposa Olenka, com quem viveu por mais de cinco décadas, e as filhas, Inês e Karina. Era irmão do consagrado músico gaúcho Hermes Aquino.” 
* Com informações do Site Coletiva.Net e do site do jornalista Felipe Vieira.



u

segunda-feira, 24 de abril de 2017

HISTÓRIAS PITORESCAS DO RÁDIO ATUAL

 Câmara de vereadores homenageava antecipadamente esta tarde os 60 anos da Rádio Guaíba, que se comemoram no próximo dia 30 de abril. Depois da fala do vereador Doutor Tiago, do Dem, autor da proposta e da manifestação de Roberto Robaina, do PSol, foi a vez do vereador Goularte, do PTB. Assim ele se expressou:
- Quero homenagear a Rádio Gaúcha, o Correio do Povo, e os jornalistas Cristiano, o Jurandir...
O som da Rádio Guaíba voltou para o programa Conexão da Guaíba. Nando Gross, que comandava o programa, explicou:
- Onde ouviu-se Gaúcha, ouça-se Guaíba. Onde ouviu-se Jurandir, ouça-se Juremir. E vamos em frente - disse Nando Grosso, falando de outros assuntos e se esforçando para não rir. Da mesma forma, os outros profissionais que estavam no estúdio se comprimiam para não dar gargalhadas.



terça-feira, 11 de abril de 2017

TEATRO PARA QUEM GOSTA DE RÁDIO



"Longos Beijos em Ondas Curtas", peça criada pela Oficina de Montagem da Cia. Teatro ao Quadrado, está sendo apresentada às terças-feiras de abril na Sala Álvaro Moreira, na Rua Erico Verissimo, 307, em Porto Alegre. O espetáculo é ambientado no início da década de 1950, na Capital, e tem como cenário uma pequena emissora de rádio localizada no centro da cidade. Obra do dramaturgo Marcelo Ádams, a peça é dirigida por Margarida Peixoto e conta com a atuação de 14 atores da oficina, que interpretam personagens cujas vidas giram em torno da fictícia Rádio Ypioca Am.
  A trama mostra a angústia dos artistas contratados ao saberem que a rádio é vendia para um rico anunciante que pretende colocar uma protegida sua como estrela principal da emissora, localizada no centro da cidade.  Em meio aos conflitos amorosos e profissionais desenvolvidos na rádio, a história acompanha os fãs e a família Junqueira, composta pelo pai e um casal de filhos.

domingo, 5 de março de 2017

MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO DA GUAÍBA

A programação da Rádio Guaíba apresentará algumas modificações neste domingo e na segunda-feira. Conforme o gerente-geral da emissora, Nando Gross, neste domingo, após o futebol, estreia na emissora o programa Bate-Pronto, com apresentação de Rafael Guerra. Na pauta, toda a repercussão da rodada esportiva com entrevistas, resumo dos dos fatos, debates, análises e convidados ao vivo no estúdio.
      Na segunda-feira, estreia o Conexão Guaíba, que será comandado por Nando Gross, acompanhado da jornalista Ananda Muller. O programa será voltado para os principais acontecimentos do momento, com a participação da reportagem, entrevistas, enquetes, convidados ao vivo e a participação do ouvinte. Na segunda, também, a emissora terá outras novidades na programação. Novas atrações, trilhas, aberturas renovadas e alteração em horários são algumas das mudanças que ocorrerão a partir da próxima semana.
     Ainda de acordo com Nando Grosso, na segunda-feira, o programa “Agora”, com Felipe Vieira, passará a ser veiculado das 9h às 11h, seguido do “Ganhando o Jogo”, que começará às 11h, tendo duas horas de duração. A atração tem apresentação de Carlos Guimarães e as participações de Marco Antônio Pereira, Orestes de Andrade, Juremir Machado da Silva, Cristiano Oliveira, Rafael Serra e a presença dos repórteres acompanhando os treinos da dupla Gre-Nal.
     Outra novidade fica por conta do “Correspondente Guaíba Badesul”, que ganhará uma edição às 16h50, substituindo a das 18h50min. Com a mudança, o noticiário, que tem quatro edições diárias, será apresentado sempre às 7h50min às 13h, às 16h50min e às 20h. A alteração se fez necessária, conforme Nando Gross, porque a edição das 18h50min ficava muito próxima da das 20h.
    Quanto às novas trilhas e aberturas, que também serão apresentadas no dia 6 de março, posso dizer que elas têm o intuito de dinamizar a programação e aproximar ainda mais a emissora dos seus ouvintes. O “Repórter Esportivo”, às 17h, segue no mesmo horário e a programação da noite não sofrerá alterações.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MAIS UM COMUNICADOR DE SUCESSO É DEMITIDO DA RBS

A empresa Rede Brasil Sul de Comunicações abriu mão de mais um profissional com bastante tempo de casa. Everton Cunha, o Mister Pi, estava havia 21 anos na RBS e foi demitido na última quinta-feira. Conforme o site Coletiva.Net, o desligamento ocorreu logo após o comunicador ter retornado das férias. Ao confirmar a saída de Mister Py, a RBS utilizou uma explicação chavão de que o profissional havia "encerrado um ciclo na empresa.
Everton Cunha, de 60 anos, há um ano e meio atuava como comunicador da Rádio Farroupilha, dentro do programa Bafão Farroupilha. O radialista iniciou sua carreira em 1990,  na então Rádio Feluspa (que mudou o nome primeiro para Pop Rock e depois para MIx FM, emissora pertencente à Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra, com sede em Canoas. Mais tarde, Mister Pi, atuou na Rádio Laser de Novo Hamburgo, na 104FM e na Universal, que não existe mais. Depois de integrar a Rádio Atlântida, como cordenador da rádio em Caxias do Sul, estreou, em Porto Alegre o programa Pijama Show, em 1998, ficando no ar por 14 anos. Sua atividade mais recente era na Farroupilha, também da RBS, onde primeiro apresentou seu Pijama Show e depois integrou a equipe do Bafão Farroupilha.
Everton Cunha nasceu em Porto Alegre em 26 de julho de 1966.






sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

LUIZ CARLOS RECHE DEIXA A BANDEIRANTES

Luis Carlos Rech
O jornalista Luiz Carlos Reche deixou, nesta sexta-feira, os quadros da Band-RS. Conforme o site Coletiva, Reche confirmou que está saindo da  emissora, mas não deu detalhes do seu desligamento. A empresa informou os colaboradores da empresa sobre a saída do profissional por meio de recado eletrônico. 
De acordo com a Coletiva, o diretor-geral do Grupo Bandeirantes RS, Sérgio Cóssio, explicou que a saída de Reche foi tomada diante da necessidade de uma reestruturação interna. "Foi uma determinação de gestão, pois estamos fazendo ajustes na casa", informou Cóssio ao portal de notícias. Ainda de acordo com a Coletiva, Reche foi comunicado da sua saída da Band ao final do programa "Apito Final", que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h, do qual Reche era mediador. O jornalista também era o responsável pela coluna semanal Preliminar no jornal gratuito Metro. 
Nascido em Lagoa Vermelha (RS), em 9 de dezembro, de 1963, Reche trabalhou durante 28 anos na Caldas Júnior, onde foi chefe do departamento de Esportes da Rádio Guaíba, colunista do Correio do Povo. Ele apresentava também o programa Cadeira Cativa, na TV Guaíba. Com a compra da Caldas Júnior pela Rede Record, na metade de 2007, Reche passou a apresentar o Cadeira Cativa na TV Ulbra, a partir de 2008 e continuava no Correio do Povo, de onde foi demitido em 2017. Neste ano, ele saiu também da Bandeirantes.


domingo, 5 de fevereiro de 2017

RAFAEL SERRA DE VOLTA Á RADIO GUAÍBA

Depois de ter passado pelas rádios Gaúcha e Gre-Nal, o jornalista Rafael Serra retorna à Rádio Guaíba. O anúncio foi feito pelo diretor de esportes da emissora, Nando Grosso. Formado em 2009 pela Unisinos, Serra iniciou sua carreira na Rádio Bandeirantes e depois foi contratado pela Rádio Guaíba, onde desempenhou as funções de produtor, repórter e apresentador. Depois, foi contratado pela Rádio Guaíba, onde ficou por sete anos. Nos últimos três anos, integrava a equipe de esportes da Rádio Gre-Nal, onde atuava como repórter apresentador e comentarista. Em seu currículo, ostenta um Prêmio Ari, Foi finalista do Prêmio Ayrton Senna, com trabalhos direcionados para o YouTube. Em abril de 2016, Rafael Serra, revelou ser torcedor do Grêmio.